Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Março 2007
>
25
26 27 28
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Investigação pode revolucionar combate às Doenças Hepáticas 

Estudo da Universidade de Coimbra

O Departamento de Zoologia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) anunciou a realização, "com sucesso", de testes para a criação de uma "nova geração de fármacos" para combater Doenças Hepáticas.

A investigação,considerada
"determinante" na produção de novos fármacos para a "prevenção e controlo de doenças hepáticas", foi conduzida por um grupo de oito investigadores do Departamento de Zoologia da FCTUC, refere uma nota divulgada pela universidade.

Os potenciais novos fármacos têm como mais-valia (em relação aos existentes) a "capacidade de evitar a progressão - das Doenças Hepáticas - para estados mais graves como as Hepatites e o Cancro do Fígado", refere a nota.

O "sucesso" agora alcançado pelos investigadores da FCTUC é "resultado de sucessivos e complexos estudos desenvolvidos ao longo da última década" pela equipa liderada pelos investigadores Carlos Palmeira e Anabela Rolo, em colaboração com o serviço de Gastrenterologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra, explica o documento.

A investigação e o trabalho experimental associado englobaram, segundo a FCTUC, "uma abordagem molecular e bioquímica".

Um exemplo de potencial aplicação dos novos fármacos "prometidos" pela investigação do Departamento de Zoologia da FCTUC é o chamado "Fígado Gordo", doença associada à Obesidade e consumo de álcool e Doenças Metabólicas, que atinge entre 20 a 30% da população dos países ocidentais.

Fonte: Lusa
MNI-Médicos Na Internet

09 de Março de 2007
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar