Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Maio 2007
29
30
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1
2
Criada Plataforma Contra a Obesidade 

Ministério da Saúde apresenta plano

O Ministério da Saúde lançou quarta-feira a Plataforma Contra a Obesidade, contribuindo, deste modo, para o controlo do crescimento da Obesidade até 2009.

Nesta plataforma colaboram representantes dos ministérios da Saúde, da Educação, da Economia, da Agricultura e da Associação Nacional de Municípios Portugueses, bem como de associações da sociedade civil. Entre as acções a desenvolver está a tradução e divulgação da Carta Europeia de Combate à Obesidade e a edição da Carta Portuguesa.

Em comunicado de imprensa, o Governo reconhece a necessidade de intensificar trabalhos de investigação científica e aplicada, mobilizando energias, recursos e meios. Controlar, através de proposta de lei, o perfil nutricional (quantidade de calorias, sal, açúcar e gorduras) dos alimentos produzidos pela indústria alimentar, bem como a informação contida na rotulagem das embalagens é outro objectivo.

Ao nível da prestação dos cuidados de saúde, deverão alguns centros de saúde desenvolver um programa experimental de consultas com médicos, nutricionistas, fisiologistas do exercício, psicólogos e enfermeiros.

No âmbito da plataforma, será também criado um módulo apropriado de aconselhamento no Centro de Atendimento Telefónico do Serviço Nacional de Saúde. A plataforma propõe-se igualmente definir e promover um menu saudável, à semelhança do turístico, e atribuir um prémio aos estabelecimentos que o adoptem, através de um concurso anual.

Aos municípios pede-se que adoptem orientações em matéria de urbanismo promotoras da actividade física, prevendo nos Planos Directores Municipais (PDM) locais públicos para a prática de exercício, actividades físicas e desportivas, entre parques, passeios pedonais e ciclo vias.

Criar gabinetes nos municípios com competências em matéria de alimentação que supervisionem a alimentação pré-escolar e escolar é outra medida preconizada.

Fonte: Lusa
MNI-Médicos Na Internet

03 de Maio de 2007
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar