Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Julho 2007
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1 2 3
4
Criado comprimido de hidrogel que sacia 

Estudo desenvolvido pelo Conselho Nacional de Pesquisa da Itália

Cientistas italianos afirmam ter desenvolvido um fármaco que se expande no estômago e dá a sensação de fome saciada às pessoas que desejam fazer dieta.

Segundo os investigadores, a sensação é a mesma que se tem após comer um prato de massa e pode ajudar na batalha contra a Obesidade. O comprimido, feito com um hidrogel (gel feito à base de água), foi desenvolvido pela equipa quando, numa investigação anterior, realizava testes para obter revestimentos mais absorventes para fraldas.

Luigi Ambrosio, que liderou o estudo do Consiglio Nazionale delle Ricerche (CNR), imaginou, durante o desenvolvimento do hidrogel, que este poderia ter um efeito semelhante à cirurgia para a redução de estômago (Cirurgia Bariátrica).

A minúscula pílula tem a consistência de pó quando seca, mas, ao ser engolida com água, transforma-se numa "bola de gelatina". O produto é feito de celulose, uma fibra resistente à digestão e que, portanto, permanece no estômago mais tempo e provoca a sensação de saciedade.
O investigador afirma que a pílula deve ser tomada entre 30 minutos a uma hora antes de cada refeição. Uma vez no estômago, esta demora cerca de cinco a seis horas para passar pelo sistema digestivo.

Ainda segundo o cientista, seria possível fazer refeições sob o efeito da pílula, mas em fármaco medicamento foi testado em 20 pessoas, mas os especialistas alertam para o facto de serem necessários mais testes para confirmar a segurança do produto.
O fármaco, que ainda não tem nome, está a ser testado em mais 90 voluntários obesos, que serão monitorizados para verificar quantos quilos irão perder e se existe algum efeito adverso.

Segundo a equipa, os resultados do estudo devem estar concluídos em Outubro e a comercialização está prevista para Maio de 2008.

ALERT Life Sciences Computing, S.A.

05 de Julho de 2007
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar