Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Agosto 2007
29
30 31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1
Pressão psicológica e aumento de peso 

Estudo publicado na "Nature Medicine"

Uma equipa de cientistas revela ter descoberto um mecanismo biológico responsável pela Obesidade, o qual é activado pela tensão psicológica. O trabalho foi publicado na revista "Nature Medicine".

Esta descoberta foi feita pela análise de ratinhos fêmeas que revelaram um considerável aumento de peso, após terem sido submetidas a uma intensa pressão psicológica, enquanto ingeriam uma dieta altamente calórica.

Estudos anteriores demonstraram que, enquanto o stress pode levar a perca de peso, ao invés, pressões mais intensas, como a insegurança no trabalho, por exemplo, podem levar a um aumento do peso.

Mary F. Dallma, professora de Fisiologia da University of California, San Francisco, EUA, escreveu, num artigo que acompanha o estudo, que as pressões a que cada pessoa se vê submetida e a existência de alimentos de alto nível calórico podem ser a explicação para a Obesidade existente no país.

Por outro lado, investigadores do departamento de Fisiologia e Biofísica da Georgetown University, também nos EUA, anunciaram que, ao bloquear-se os sinais desse mecanismo activado pelo stress, pode prevenir-se a acumulação de gordura em certas partes do corpo ou acrescentá-la noutras. "Esta descoberta poderá ser revolucionária", afirmou Zogia Zukowska, bióloga da Georgetown University que dirigiu a investigação.

ALERT Life Sciences Computing, S.A.

06 de Agosto de 2007
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar