Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Agosto 2007
29
30 31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1
Falta de estrogénio provoca aumento de peso na Menopausa 

Estudo apresentado no encontro nacional da American Chimical Society

Novas pesquisas sobre os efeitos da hormona sexual feminina, o estrogénio, no cérebro revelam que as alterações hormonais da Menopausa provocam o aumento de peso, de acordo com um estudo da University of Cincinnati, EUA.

Os cientistas tentam há muito acompanhar o aumento de peso que se verifica nas mulheres de meia-idade para tentar perceber como é que a alteração nas hormonas durante a Menopausa contribui para o aumento do apetite.

Numa série de experiências em ratinhos, descritas no encontro nacional da American Chimical Society, os investigadores demonstraram como os receptores de estrogénio localizados no hipotálamo (denominados alpha ou ER-alpha) servem como “interruptores” que controlam a admissão de comida, consumo de energia e distribuição da gordura pelo corpo.

Quando estes receptores são destruídos (através de interferência RNA), os animais começam imediatamente a comer mais, queimar menos energia e a acumular alguns quilos. "Esta pesquisa parece apoiar uma ligação entre o estrogénio e a regulação da obesidade, especialmente a perigosa acumulação de gordura abdominal que já se sabe estar ligada a Doenças Cardíacas, Diabetes e Cancro", disse a líder da investigação, Deborah J. Clegg, professora assistente de Psiquiatria do Centro de Estudos sobre a Obesidade, da University of Cincinnati.

Fontes: Lusa e Imprensa Internacional
ALERT Life Sciences Computing, S.A.

22 de Agosto de 2007
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar