Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Fevereiro 2008
>
27
28 29 30 31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
1
Consumo de refrigerante associado a um aumenta risco de Gota 

Estudo publicado no "British Medical Journal"

O consumo de refrigerantes e outras bebidas açucaradas pode ser o responsável pelo aumento no número de casos de Gota nos EUA, aponta um estudo publicado no “British Medical Journal”.

A Gota é uma doença que causa fortes dores nas articulações, devido à acumulação de cristais de urato monossódico, derivados de um valor de ácido úrico anormalmente alto no sangue (hiperuricemia).

Segundo o estudo, conduzido por cientistas norte-americanos e canadianos, os homens que ingeriram dois ou mais copos de refrigerante por dia apresentaram 85% mais probabilidades de desenvolver a doença do que os que tomaram menos de um copo.

Os investigadores afirmaram que o aumento de casos de Gota nos EUA coincidiu com o crescimento substancial no consumo de refrigerantes.

Para averiguar se os dois factos estariam relacionados, os especialistas avaliaram, durante 12 anos, 46 mil homens na faixa etária dos 40, e sem histórico da doença.
Foram efectuados questionários para investigar o consumo de 130 tipos de comida e bebida, incluindo refrigerantes dietéticos ou não, além de sumos de frutas. Durante o estudo, foram diagnosticados 755 novos casos da doença.

Os cientistas afirmaram que o risco de desenvolver o problema foi consideravelmente maior entre os homens que consumiram entre cinco a seis copos de refrigerantes por semana.

Os refrigerantes dietéticos, no entanto, não foram considerados prejudiciais pelos especialistas, que também alertaram para o facto do alto consumo de sumos de frutas ricas em frutose, como maçã e laranja, poder desencadear a doença.

Os investigadores acreditam que a frutose, um açúcar encontrado em refrigerantes e algumas frutas, seria responsável pelo aumento dos níveis de ácido úrico no sangue, levando a um depósito de cristais de sódio nas articulações.

Os cientistas esclareceram que outros factores associados à doença, como Índice de Massa Corporal, idade, pressão arterial alta e consumo de álcool não foram considerados no estudo.

ALERT Life Sciences Computing, S.A.

06 de Fevereiro de 2008
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar