Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Junho 2008
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
1 2 3 4
5
Cientistas questionam papel dos antioxidantes durante os tratamentos oncológicos 

Estudo apresentado na revista "Journal of the National Cancer Institute"

Suplementos vitamínicos podem reduzir a eficácia dos tratamentos oncológicos, ao bloquearem o processo pelo qual actuam os agentes da quimioterapia e radioterapia, advertem cientistas num artigo publicado na revista "Journal of the National Cancer Institute".

A revisão dos estudos foi efectuada por especialistas do "Navel Medical Center", nos EUA.

Tanto a Quimioterapia, como a Radioterapia induzem o desenvolvimento de radicais livres, moléculas que, em grandes quantidades, danificam o ADN e algumas proteínas. Os antioxidantes têm precisamente a acção contrária.

Nos trabalhos analisados, os cientistas identificaram três estudos clínicos sobre a influência dos antioxidantes na Radioterapia, sendo que o que abrangeu um maior número de pacientes sugere uma ligação entre consumo de suplementos e uma redução na taxa de sobrevida global dos pacientes. Contudo, advertem os cientistas, existem provas científicas de que a amifostina (também oxidante) possa proteger os tecidos saudáveis dos danos da radiação.

Em relação à Quimioterapia, foram identificados 16 estudos sobre o uso de suplementos, mas não foi encontrada alguma prova que relacionasse a redução das taxas de resposta ao tratamento. Os autores alertam, no entanto, que nenhuma das pesquisas foi significativa para se chegar a uma conclusão.

ALERT Life Sciences Computing, S.A.

25 de Junho de 2008
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar