Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Setembro 2008
31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
1 2 3
4
Autoridades chinesas têm de provar que os produtos exportados não contêm leite contaminado com melamina 

Estudo publicado no 'Journal of Agricultural and Food Chemistry'

A Comissão Europeia solicitou às autoridades chinesas que apresentem provas de que os produtos exportados para a comunidade não contêm leite contaminado com melamina, bem como a partilha de qualquer informação e dados disponíveis sobre o problema do leite contaminado.

De acordo com declarações da porta-voz da Comissão Europeia da Saúde, Haravgi-Nina Papadoulaki, à agência Lusa, Bruxelas pediu também a suspensão da exportação de todos os produtos compostos, que contenham leite, caso não existam provas de que, através dos mesmos, não houve contaminação.
A responsável remeteu para a reacção oficial da Comissão Europeia, segundo a qual "a importação de leite puro, incluindo o leite UHT (ultrapasteurizado) e produtos lácteos vindos da China para a comunidade europeia, não é permitida, uma vez que Pequim não aprovou o plano de controlo de resíduos para o leite".

Desta forma, nenhuma preparação de leite em pó para crianças foi "legalmente importada para a União Europeia e, segundo informação fornecida à Comissão, também não se está a registar a importação de leite líquido".

Relativamente a produtos compostos, que contenham produtos derivados do leite, "a Comissão contactou operadores europeus da indústria alimentar e pediu-lhes que aumentem a vigilância quando se regista a importação de produtos para a Comunidade".

A Comissão garante que até ao momento, não recebeu, dos países membros, notificação de produtos contaminados.

Fonte: Lusa
ALERT Life Sciences Computing, S.A.

25 de Setembro de 2008
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar