Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Novembro 2008
26
27 28 29 30 31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
1 2 3 4 5
6
Dieta rica em gordura durante a gravidez promove obesidade para toda a vida 

Estudo apresentado na revista "Journal of Neuroscience"

Uma alimentação rica em gordura durante a gravidez potencia a possibilidade do bebé vir a sofrer de obesidade, aponta um estudo, liderado por Sarah Leibowitz da Rockefeller University, em Nova Iorque, e publicado na revista "Journal of Neuroscience".

Estudos anteriores em animais adultos já tinham demonstrado que quando os triglicerídeos circulam no sangue estimulam a produção de proteínas no cérebro conhecidas como péptidos orexigénicos (orexigenic peptides) que estimulam o apetite.

Neste estudo, ao longo de duas semanas, os cientistas compararam ratinhos bebés expostos a uma dieta rica em gordura com os filhotes de ratos que tinham uma dieta mais equilibrada. Foi verificado que os filhotes dos animais que tinham sido expostos a maiores quantidades gordura durante a gestação comiam mais, eram mais gordos e entravam precocemente na puberdade. Também foi verificado que tinham níveis elevados de triglicerídeos no sangue ao nascer e, quando adultos, tinham uma maior produção de péptidos orexigénicos no cérebro.

Uma análise mais pormenorizada mostrou que, mesmo antes do nascimento, esses filhotes tinham um número maior de células cerebrais que produzem péptidos orexigénicos, facto que se mantém toda a vida.

“Este trabalho oferece a primeira prova científica que relaciona os níveis elevados de gordura em circulação no sangue da mãe durante a gravidez ao hábito de comer demais e ao aumento de peso do bebé quando passa a comer alimentos sólidos", disse a investigadora Sarah Leibowitz.

ALERT Life Sciences Computing, S.A.

25 de Novembro de 2008
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar