Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Janeiro 2009
>
28
29 30 31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Homens controlam melhor apetite 

Estudo publicado no "PNAS"

Um novo estudo, publicado na revista "Proceedings of the National Academy of Sciences" (PNAS), mostrou que os homens resistem melhor à comida, facto que pode ajudar a explicar a razão pela qual as mulheres apresentam tanta dificuldade em emagrecer.

O Dr. Gene-Jack Wang, especialista de medicina nuclear e líder da investigação, usou a Tomografia por Emissão de Positrões (PET) para observar a actividade cerebral de 13 mulheres e 10 homens, todos dentro dos valores normais de peso para a sua idade.

Os participantes foram mantidos em jejum durante um período de 17 a 19 horas, após o qual foram colocados perante os seus pratos favoritos, previamente aquecidos para produzir aroma e gosto agradáveis.

Enquanto eram submetidos a monitorização cerebral, os voluntários foram convidados a cheirar, provar, observar e reagir à comida, sem que a pudessem comer.

Noutra sessão de testes, realizada num dia diferente, antes de os seus pratos favoritos lhes serem colocados à frente, os participantes foram orientados para inibir o desejo pela comida. No terceiro dia de testes, os voluntários permaneceram em jejum, sem serem confrontados com alimentos.

Após receberem ordens para resistir ao desejo de comer, foi verificado que os homens apresentaram uma menor actividade nas regiões do cérebro conhecidas como hipocampo, amígdala e córtex órbito-frontal.

O autor refere que os resultados do estudo são importantes para compreender os mecanismos neurobiológicos e para as futuras intervenções farmacológicas em homens e mulheres, mas admite que determinadas mudanças hormonais, em diferentes fases do ciclo menstrual, podem distorcer os resultados do estudo e necessitam de uma investigação mais aprofundada.

ALERT Life Sciences Computing, S.A.

23 de Janeiro de 2009
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar