Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Fevereiro 2009
>
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
Produtos fumados aumentam risco de Leucemia nas crianças  

Estudo publicado no "BMC Cancer"

Crianças que consomem regularmente produtos de charcutaria, tais como bacon ou salsichas, correm um risco aumentado de desenvolver leucemia, refere um estudo publicado no sítio da revista "BMC Cancer", o qual acrescenta que o consumo de vegetais e produtos à base de soja pode ajudar a proteger as crianças contra esse tipo de cancro.

Investigadores da Harvard School of Public Health em Boston, nos EUA, descobriram que, entre 515 crianças e adolescentes taiwaneses saudáveis, aqueles que consumiam carne e peixe fumados mais de uma vez por semana apresentavam um risco74% superior de serem diagnosticados com leucemia, em comparação com o grupo de crianças que raramente consumia esses produtos.

Ao invés, aqueles que consumiam mais vegetais e soja apresentavam metade do risco observado nas crianças que evitavam esses alimentos.

Em entrevista à Reuters Health, o líder da investigação, David Christiani, explicou que os nitritos, presentes nos produtos fumados, são precursores de um composto, denominado nitrosamina, que é potencialmente cancerígeno. Em contrapartida, os vegetais contêm antioxidantes que podem ajudar a neutralizar este composto.

ALERT Life Sciences Computing, S.A.

03 de Fevereiro de 2009
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar