Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Fevereiro 2009
>
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
Arginina presente em alimentos pode combater obesidade  

Estudo publicado no "Journal of Nutrition"

A arginina, um aminoácido presente em frutas como a melancia e nozes, pode ajudar a combater a obesidade, revela um estudo publicado no "Journal of Nutrition".

Uma equipa da Texas Agricultural and Mechanical University (A&M), em College Station, EUA, liderada por Guoyao Wu, descobriu que ratos de laboratório alimentados com dietas com elevadas doses de gorduras, mas complementadas com o aminoácido arginina, durante um período de 12 semanas, apresentaram uma redução da gordura corporal em cerca de 60%.

Noutros testes, realizados em porcos, os investigadores observaram que a arginina reduzia o crescimento da gordura corporal enquanto aumentava o ganho muscular, sem afectar o peso.

O estudo mostrou que os benefícios metabólicos da arginina podem estar relacionados com a capacidade de estimular o processo bioquímico de síntese de proteína muscular e de reduzir as concentrações séricas de aminoácidos de cadeia ramificada. Altas concentrações séricas de aminoácidos estão relacionadas com maiores níveis de resistência à insulina.

De acordo com o estudo, a arginina está também presente em mariscos, sementes, algas, carnes, concentrado de proteína de arroz e proteína isolada de soja.

Os investigadores sugerem que, no futuro, se podem vir a desenvolver bio-alimentos que apresentem um reforço do aminoácido.

ALERT Life Sciences Computing, S.A.

18 de Fevereiro de 2009
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar