Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Abril 2009
>
29
30 31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
1
2
Sal funciona como antidepressivo e pode viciar 

Estudo publicado na revista "Psychology and Behaviour"

O sal funciona como antidepressivo, ajudando a melhorar o humor, mas pode viciar, revela um estudo efectuado em ratos e publicado na revista “Psychology and Behaviour”.


Cientistas da Universidade de Iowa, nos EUA, verificaram em experiências com ratos que os que apresentavam deficiência de sal rejeitavam as actividades de que normalmente gostavam, um sinal de depressão.


"Coisas que normalmente traziam prazer aos ratos não causaram o mesmo grau de contentamento, o que nos leva a acreditar que um deficit de sal e o desejo que lhe está associado podem induzir um dos sintomas mais importantes associados à depressão", explicou à Reuters Health a psicóloga Kim Johnson, que liderou a investigação.


Os testes realizados também mostraram mudanças semelhantes na actividade cerebral dos ratos quando estes eram expostos à falta de droga ou à falta de sal. “Isto sugere que a necessidade e o desejo de sal podem estar ligados aos mesmos caminhos cerebrais relacionados com o vício e abuso de drogas”, afirmou a especialista.


Segundo o estudo, estes resultados podem ajudar a elucidar o facto de muitas pessoas consumirem sal a mais, nomeadamente os hipertensos, mesmo sabendo que, ao subir a tensão arterial, correm um maior risco de AVC (acidente vascular cerebral) e de enfarte do miocárdio.


ALERT Life Sciences Computing, S.A.

03 de Abril de 2009
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar