Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Julho 2009
28
29 30
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1
Peixe faz bem às pessoas idosas 

Estudo internacional publicado no "American Journal of Clinical Nutrition"

Um estudo em larga escala realizado em sete países mostrou que o consumo de peixe é benéfico para a saúde mental das pessoas de idade. O estudo, publicado no “American Journal of Clinical Nutrition”, foi conduzido por um grupo de investigadores internacionais e envolveu dados de 14.960 participantes, com mais de 65 anos de idade, provenientes de sete países com um baixo ou médio nível de vida – China, Índia, Cuba, República Dominicana, Venezuela, México e Peru.


Os especialistas estimam que existam em todo o mundo cerca de 24 milhões de pessoas com demência e ultimamente têm levantado a hipótese de a doença estar relacionada com factores alimentares, nomeadamente com a ingestão de carne e peixe. Os peixes gordos são ricos em ómega-3, um ácido gordo polinsaturado que, de acordo com alguns estudos, influencia positivamente as funções cognitivas das pessoas idosas. Por seu turno, o aumento de ingestão de carne pode estar relacionado com o declínio cognitivo.


Em todos os países estudados, com a excepção da Índia, foi verificada a existência de uma associação inversa entre o consumo de peixe e a preponderância da demência. Estes resultados vêm confirmar as conclusões a que já tinham chegado estudos sobre países industrializados: o aumento do consumo de peixe estava associado a uma menor ocorrência de demência em pessoas de idade avançada.


Por outro lado, não há ainda uma justificação para a relação entre a ingestão de carne e a demência: esta não pode ser explicada por um mau estado nutricional, uma vez que as pessoas com demência geralmente consumiam mais carne do que as que não apresentavam sinais dessa doença.


ALERT Life Sciences Computing, S.A.

24 de Julho de 2009
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar