Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Novembro 2009
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
1 2 3 4
5
Homens beneficiam do consumo de peixe, as mulheres do tofu e soja 

Estudo realizado na University of Hawai

O consumo de ómega-3, existente no peixe, diminui o risco de morte cardíaca, em especial, no homem. Por seu turno, na mulher, o efeito do ómega-3 é potenciado se este ácido gordo for ingerido através da soja ou de tofu, revela um estudo apresentado no encontro anual da American Heart Association.


Estudos científicos têm comprovado que o consumo de ácidos gordos ómega-3 contribui para a diminuição do “mau” colesterol (LDL), enquanto favorece o aumento dos níveis do “bom” colesterol HDL), ajudando na prevenção de doenças cardiovasculares.


Para este estudo, os investigadores da University of Hawai, nos EUA, analisaram a origem, tipo, quantidade e a frequência de ingestão de ómega-3 em 82.243 homens e 103.884 mulheres dos estados norte-americanos de Los Angeles e Havai. Os participantes, que tinham idades compreendidas entre os 45 e 75 anos, não apresentavam antecedentes de doenças cardiovasculares e incluíam negros, brancos, hispânicos, japoneses e nativos havaianos.


O estudo revelou que, durante uma média de cerca de 11,9 anos de acompanhamento, houve 4.516 mortes relacionadas com doenças cardiovasculares. Os investigadores constataram que os homens que consumiram mais ómega-3, cerca de 3,3 g/dia, tinham um risco 23% menor de sofrerem de morte cardíaca do que aqueles que comiam apenas 0,8 g/dia.


Por outro lado, a associação entre a ingestão de ómega-3 e a redução do risco de morte cardíaca não foi tão evidente entre as mulheres. Contudo, os investigadores verificaram que, nas mulheres, um elevado consumo de ómega-3 através da ingestão de soja e tofu foi claramente benéfico em termos de protecção de doença cardíaca, dado que, para além do ácido gordo, a soja e o tofu possuem fitoestrogénios que protegem o coração.


Numa nota enviada à imprensa pela American Heart Association, o líder da investigação Lixin Meng, refere que, embora no estudo não tenha sido feita uma análise comparativa entre os vários modos de preparação do peixe, o peixe cozido ou assado faz diminuir o risco de morte cardíaca enquanto o consumo de peixe frito aumenta o risco de morte pela doença.


ALERT Life Sciences Computing, S.A.
 

23 de Novembro de 2009
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar