Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Fevereiro 2010
>
31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
1 2 3 4 5
6
Rotulagem nutricional deve ser obrigatória e inteligível 

Declarações da Associação Portuguesa dos Nutricionistas

A presidente da Associação Portuguesa dos Nutricionistas (APN) defende a necessidade de um maior investimento e envolvimento no sentido de tornar a rotulagem nutricional não só obrigatória mas também compreensível.


Confrontada com um estudo europeu sobre a sensibilidade dos consumidores relativamente à leitura dos rótulos nutricionais, Alexandra Bento afirmou à agência Lusa ser necessário "haver muito mais envolvimento e muito mais investimento para que as pessoas percebam que o rótulo tem de ser um instrumento importante" na escolha dos consumidores.


"Claro que aqui tem que haver força de dois lados: por um lado, por parte do consumidor em ter esta vontade de aumentar os seus conhecimentos em termos do que é que um rótulo diz e pode dizer, mas, por outro, a parte da normalização, no fundo, a rotulagem nutricional passar a ser uma exigência", defendeu Alexandra Bento.


O estudo, realizado pelo Conselho Europeu de Informação Alimentar no Reino Unido, França, Alemanha, Polónia, Hungria e Suécia, revelou que os consumidores europeus estão pouco sensibilizados para a leitura dos rótulos dos alimentos.


De acordo com o estudo, a maior parte dos consumidores contactados não olha para os rótulos nutricionais na altura da compra. Apenas 16,8% de um total de cerca de 6 mil pessoas afirmou procurar a informação nutricional.


Alexandra Bento manifestou-se surpreendida por só uma "pequena percentagem" dos consumidores ler os rótulos antes de fazer compras. O rótulo "tal qual ele está hoje não é muito apelativo, nem é muito fácil a sua leitura", o que poderá explicar os resultados do estudo, defendeu a presidente da APN.


ALERT Life Sciences Computing, S.A.
 

09 de Fevereiro de 2010
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar