Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Março 2010
>
28
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1 2
3
Alimentação na gravidez influencia eczemas infantis 

Estudo publicado na "Allergy"

O aumento do consumo de vegetais verdes e amarelos, de citrinos, de produtos hortícolas e de frutas ricas em betacaroteno durante a gravidez diminui o risco dos bebés desenvolverem eczemas, revela um estudo publicado na revista “Allergy”.


O betacaroteno e a vitamina E são dois antioxidantes, substâncias que ajudam a combater os radicais livres formados durante os processos celulares, que estão presentes em vegetais e em frutas. Investigações anteriores sobre o consumo destes antioxidantes durante a gravidez e o desenvolvimento de alergias na infância tinham apresentado resultados contraditórios.


Para este estudo, os investigadores da Universidade Fukuoka, no Japão, contaram com a participação de 763 mulheres grávidas, com uma média de 30 anos, para avaliaram o efeito do consumo de legumes e frutas no desenvolvimento precoce de eczema dos seus filhos.


Durante a décima sétima semana de gravidez, as mulheres foram inquiridas sobre a sua história médica e pessoal. Quando os seus filhos atingiram os 16 ou 24 meses de idade, as participantes forneceram informações sobre o parto, a lactação, o número de irmãos mais velhos e a exposição ao fumo de tabaco.


O estudo revelou que, mesmo depois de se considerarem outros factores de risco para o desenvolvimento de eczema, as mães que consumiam maiores quantidades de vegetais verdes e amarelos, citrinos e vegetais e frutas ricas em betacaroteno durante a gravidez tinham uma menor probabilidade de terem filhos com eczemas do que as que comiam menores quantidades. Na amostra estudada, o número de crianças que desenvolveu eczema foi, respectivamente, de 32 e 54 para os dois grupos.


Assim, os investigadores concluem que o consumo de vegetais verdes e amarelos, citrinos e produtos hortícolas ricos em betacaroteno e vitamina E nas mulheres grávidas merece uma investigação mais aprofundada, dado que ele pode ser eficaz na prevenção de doenças alérgicas nos bebés.


ALERT Life Sciences Computing, S.A.
 

01 de Março de 2010
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar