Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Março 2010
>
28
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1 2
3
Maçã, castanha e aveia reforçam o sistema imunitário 

Estudo publicado na revista "Brain, Behavior and Immunity"

As fibras solúveis presentes na maçã, aveia e castanhas fortalecem o sistema imunitário e reduzem a inflamação associada a doenças relacionadas com a obesidade, segundo um estudo norte-americano publicado na revista “Brain, Behavior and Immunity”.


"As fibras solúveis alteram a função das células do sistema imunitário - elas passam de células nervosas e pró-inflamatórias a células anti-inflamatórias e de cura que nos ajudam a recuperar mais rapidamente das infecções", destacou, em comunicado enviado à imprensa, o investigador Gregory Freund, da University of Illinois.


Para o estudo, os cientistas alimentaram ratinhos com uma dieta pobre em gordura, mas um dos grupos de roedores consumiu fibras solúveis enquanto o outro ingeriu fibras insolúveis.


Após seis semanas de alimentação, os cientistas induziram doenças nos animais com um lipopolissacarídeo (uma molécula que se encontra na membrana externa das bactérias Gram negativas e que simula uma infecção bacteriana) e repararam que os que ingeriram fibras solúveis apresentaram uma melhor resposta à doença. "Duas horas após a injecção com lipopolissacarídeo, os ratinhos alimentados com fibra solúvel apresentaram menos 50% de sintomas da doença do que o outro grupo e também recuperaram 50% mais depressa", afirmou o cientista.


Os resultados indicaram ainda que a ingestão de fibras solúveis pelos roedores aumentou a produção da proteína anti-inflamatória interleucina-4 e reduziu os níveis de marcadores inflamatórios, como a interleucina-1 beta e o factor de necrose tumoral alfa, envolvidos na morte celular.


ALERT Life Sciences Computing, S.A.

09 de Março de 2010
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar