Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Abril 2010
>
28
29 30 31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
1
Suplemento de zinco na gravidez protege bebé da diarreia 

Estudo publicado no "Journal of Pediatrics"

A administração de suplementos de zinco a grávidas em países em vias de desenvolvimento ajuda a reduzir a diarreia nos bebés, condição que pode tornar-se fatal, sugere um estudo publicado no “Journal of Pediatrics”.


A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a toma de suplementos de zinco, em combinação com a hidratação, para o tratamento de diarreia aguda, mas pouco ainda se sabe sobre o uso preventivo deste nutriente durante a gravidez de forma a evitar a diarreia no bebé.


A deficiência de zinco diminui as defesas do sistema imunitário, aumentando o risco de morte por diarreia, pneumonia, malária e infecções.


Neste estudo, liderado por Laura E. Caulfield, do Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, em Baltimore, EUA, foram avaliadas 400 grávidas peruanas divididas em dois grupos: um tomou um suplemento diário com 15 mg de zinco, 60 mg de ferro e 250 microgramas de ácido fólico durante a gravidez; o outro grupo tomou um suplemento em tudo igual ao do primeiro grupo com a excepção do zinco.


Quando acompanharam os 420 bebés dessas mulheres, os investigadores verificaram que aqueles cujas mães tinham tomado zinco na gravidez tiveram menos dias de diarreia e eram menos propensos a ter surtos de diarreia com uma duração superior a uma semana.


De acordo com o estudo, os bebés das mães que tomaram o suplemento com zinco apresentaram uma probabilidade 34% menor de terem um episódio de diarreia que durasse mais de uma semana ou de apresentarem muco nas fezes, um sinal de diarreia mais grave, do que os filhos de mulheres que não tinham tomado zinco durante a gravidez. Um outro benefício do uso de zinco observado pelos investigadores foi a redução dos casos de escabiose (sarna).


ALERT Life Sciences Computing, S.A.

16 de Abril de 2010
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar