Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Maio 2010
25
26 27 28 29 30
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1 2 3 4
5
Amamentação é importante para a auto-regulação da alimentação das crianças 

Estudo publicado no "Pediatrics"

Os bebés que são amamentados no início da infância têm tendência a consumir menos comida nas fases posteriores da infância, revela um estudo publicado na revista “Pediatrics”.


Este tipo de auto-regulação da ingestão de comida poderá explicar porque é que a amamentação protege contra a obesidade.


Para este estudo, os investigadores do Centers for Disease Control and Prevention, nos EUA, contaram com a participação de 1.250 bebés de termo, que tinham nascidos com mais de 2,3 kg. Às mães foi solicitado o preenchimento de um questionário mensal sobre a alimentação dos seus filhos até estes terem atingido os 12 meses de idade.


Quando os bebés tinham entre 6 e 12 meses de idade, os investigadores questionaram as mães sobre a frequência com que os filhos esvaziavam o biberão.


O estudo revelou que 27% dos bebés que tinham sido exclusivamente amamentadas esvaziavam o biberão, em comparação com 68% dos que tinham sido alimentados exclusivamente com biberão e com 54% dos que tinham sido alimentados através da amamentação e de biberão.


A líder do estudo, Ruowei Li revelou que poderá haver várias explicações para este tipo de reacção dos bebés à alimentação. Uma delas poderá estar associada com o facto de a amamentação ser controlada pelo bebé e a alimentação através de biberão ser controlada por quem o está a dar, o que poderá conduzir à sobrealimentação.


Uma outra justificação poderá estar relacionada com o facto de o leite da mãe se alterar de uma mamada para outra e mesmo durante a mesma mamada. Dependendo do que a mãe tenha comido, o leite pode ter um sabor diferente. Adicionalmente Ruowei Li acrescenta que o conteúdo de gordura é maior no fim da mamada, podendo enviar um sinal ao bebé que está na altura de parar.


Em comunicado de imprensa, a investigadora acrescenta que a amamentação deve ser, se possível, a primeira escolha da mãe. Caso não seja, a mãe deverá estar atenta aos sinais do seu bebé, de forma a evitar a sobrealimentação. Os bebés nascem com a capacidade de auto-regular a ingestão de leite.


ALERT Life Sciences Computing, S.A
 

12 de Maio de 2010
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar