Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Junho 2010
30
31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
1 2
3
Comida gordurosa piora sintomas em asmáticos 

Estudo apresentado na Conferência Internacional da American Thoracic Society

Uma refeição rica em gordura aumenta a inflamação das vias aéreas, reduzindo a capacidade respiratória dos asmáticos, alerta um estudo apresentado na Conferência Internacional da American Thoracic Society.


Para o estudo, médicos do Hospital John Hunter de New Lambton, Austrália, recrutaram um total de 46 asmáticos: 30 deles com peso normal e 16 obesos.


Os cientistas seleccionaram aleatoriamente alguns asmáticos a quem foi dada uma dieta composta por hambúrgueres e batatas fritas, com um total de mil calorias e 52% de gordura, ou uma dieta com iogurte desnatado, com 200 calorias e 13% de gordura. Todos os obesos receberam a dieta rica em gordura.


Foram recolhidas amostras da expectoração no início do estudo e quatro horas depois da ingestão da comida. Nos dois momentos foi analisada a função pulmonar.


Os cientistas verificaram que as pessoas que consumiram a dieta rica em gordura apresentaram um aumento significativo nos níveis dos marcadores de inflamação das vias respiratórias assim como uma alteração na função pulmonar.


Os resultados mostraram ainda que a refeição com gordura estaria associada a uma resposta deficiente do organismo ao fármaco inalador para a asma, destinado a relaxar as vias aéreas e a aumentar o fluxo de ar para os pulmões.


Embora os investigadores digam não saber ao certo a razão exacta desta reacção do organismo aos alimentos com gordura, especulam que o sistema imunitário possa reconhecer a gordura saturada como um agente invasor, que suscita a inflamação.


Os cientistas recomendam, por isso, que esse tipo de alimentação seja evitado por todas as pessoas, principalmente pelos asmáticos, dado que, para além do que foi constatado neste estudo, também está associado ao aumento do peso, um factor de risco para o agravamento dos sintomas da asma.


ALERT Life Sciences Computing, S.A.

17 de Junho de 2010
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar