Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Julho 2010
27
28 29 30
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Descobertos compostos que regulam a passagem de nutrientes para o feto  

Estudo realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

A fruta, legumes, chá verde, cerveja e vinho tinto contêm compostos bioactivos que regulam a captação de ácido fólico e glicose pelo feto, revela um estudo português da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.


O ácido fólico é uma vitamina fundamental para o desenvolvimento e crescimento fetal, desempenhando um papel essencial na síntese de ADN e ARN. A carência desta vitamina está associada a um aumento do risco de desenvolvimento de problemas no tubo neuronal, nomeadamente de anencefalia e espinha bífida. Por outro lado, a glicose é a principal fonte de energia do feto, a qual tem de ser absorvida através da placenta, caso não seja produzida em quantidade suficiente pelo feto.


Neste estudo, os investigadores, liderados por Fátima Martel e Elisa Keating, utilizaram modelos celulares que mimetizam a barreira placentária que permitiram identificar algumas das substâncias que estimulam a passagem de nutrientes de mãe para filho através da placenta, contribuindo para uma correcta alimentação do feto. Estes compostos, pertencentes à classe dos polifenóis, incluem o xantohumol e a quercetina, que aumentam a absorção de ácido fólico, e a miricetina, rutina e catequina que estimulam a captação de glicose.


Em comunicado de imprensa enviado pela Universidade do Porto, as autoras do estudo esclarecem que “o conhecimento sobre os efeitos destes compostos bioactivos na biodisponibilidade fetal dos nutrientes, com repercussões para o desenvolvimento do feto, tem uma enorme relevância para a saúde humana.”


Perceber em que medida estes compostos alteram a passagem dos nutrientes da mãe para o feto através da placenta ajudará a estabelecer novas formas de melhorar a nutrição das mulheres grávidas, acrescentam as autoras do estudo.


ALERT Life Sciences Computing, S.A
 

12 de Julho de 2010
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar