Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Julho 2010
27
28 29 30
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Ingrediente da malagueta induz a perda de peso 

Estudo publicado no "Journal of Proteome Research"

Uma substância presente na malagueta, a capsaicina, pode induzir a perda de peso e de gordura ao desencadear mudanças benéficas no organismo, refere um relatório publicado no “Journal of Proteome Research”.

Estudos laboratoriais já tinham demonstrado que a capsaicina conduz a uma menor ingestão calórica, reduz o tecido adiposo e os níveis de gordura no sangue. Contudo, até ao momento, os cientistas ainda não desvendaram de que modo este ingrediente da malagueta consegue desencadear esses efeitos no organismo.

Uma vez que a obesidade é uma das principais ameaças à saúde pública mundial, estando relacionada com condições como a diabetes, doenças cardíacas, pressão arterial elevada, entre outros problemas de saúde, cientistas liderados por Jong Won Yun, da Daegu University, na Coreia do Sul, decidiram investigar mais aprofundadamente o modo de funcionamento da capsaicina.

Para tal, alimentaram ratinhos com uma dieta rica em gordura, adicionando à alimentação de metade deles capsaicina, enquanto os restantes não ingeriram a substância. Foi verificado que os roedores tratados com capsaicina perderam 8% do peso corporal e apresentaram alterações nos níveis de, pelo menos, 20 proteínas-chave encontradas na gordura. "Estas mudanças fornecem resultados valiosos sobre o mecanismo molecular do efeito anti-obesidade da capsaicina", apontam os cientistas, em comunicado enviado à imprensa, adiantando que, no futuro, esta substância poderá ser usada em fármacos contra a obesidade.

ALERT Life Sciences Computing, S.A.

28 de Julho de 2010
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar