Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Agosto 2010
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1 2 3
4
Consumo de álcool pode reduzir gravidade dos sintomas da artrite reumatóide 

Estudo publicado na revista "Rheumatology"

O consumo de álcool pode reduzir a gravidade dos sintomas da artrite reumatóide, revela um estudo publicado na “Rheumatology”.

Para este estudo, os investigadores da University of Sheffield, Reino Unido, contaram com a participação de 873 indivíduos que sofriam de artrite reumatóide e 1004 indivíduos saudáveis, os quais foram questionados sobre a frequência do consumo de álcool no mês anterior. Todos os participantes foram submetidos a raio-X, análises sanguíneas e a avaliação das articulações por profissionais de saúde.

O estudo revelou que, em comparação com os indivíduos que eram abstémicos ou que bebiam com pouca frequência, os que consumiam álcool mais frequentemente apresentavam sintomas menos severos. Os exames com raio-X revelaram que as articulações destes pacientes estavam menos danificadas e os testes sanguíneos demonstraram menores níveis de inflamação, tendo os participantes reportado menos dores e inchaço nas articulações.

Os investigadores também constataram que os abstémicos apresentavam uma probabilidade quatro vezes maior de desenvolver artrite reumatóide do que os indivíduos que bebiam mais de dez vezes por mês. O risco de desenvolvimento da doença diminuía de acordo com a frequência com que o álcool era consumido.

Ainda não se sabe ao certo por que razão o álcool reduz a severidade dos sintomas da artrite reumatóide. Contudo, o líder do estudo, James Maxwell, revelou em comunicado de imprensa enviado pela universidade, que “há evidências de que o álcool suprime a actividade do sistema imunológico, o que pode afectar a via pela qual a artrite reumatóide se desenvolve.”

Contudo, na opinião do investigador, estes são ainda resultados preliminares e não é aconselhado que pacientes que sofrem de artrite reumatóide bebam álcool com o intuito de tratarem a doença.

ALERT Life Sciences Computing, S.A

06 de Agosto de 2010
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar