Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Dezembro 2010
28
29 30
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1
Desnutrição na gravidez propicia demência no filho quando idoso 

Estudo publicado no PNAS

Os bebés de mães subnutridas durante a gravidez podem apresentar um envelhecimento cognitivo acelerado nos últimos anos da sua vida, segundo um estudo da Universidade de Amesterdão, na Holanda, publicado na edição online da revista “Proceedings of National Academy of Sciences" (PNAS).

A equipa, liderada por Susanne R. de Rooij, avaliou a função cognitiva de 737 adultos, com idades entre os 56 e os 59 anos, cujas mães foram expostas à fome durante a gravidez, devido a um embargo alimentar na Holanda, no final da II Guerra Mundial.

Os investigadores observaram que o grupo de idosos cujas mães tiveram uma exposição máxima à fome no período pré-natal tinham piores resultados nas tarefas cognitivas do que os restantes indivíduos cujas mães não foram privadas de alimentos durante a gravidez. As avaliações consistiam, por exemplo, em qualificar a cor da palavra "azul" impressa com tinta amarela, teste que avaliam a atenção selectiva e que se utilizam como ferramenta de ajuda ao diagnóstico da doença de Alzheimer.

Os participantes do estudo que foram expostos à desnutrição durante o primeiro e segundo trimestres da gestação tiveram, em média, pontuações mais baixas nos testes. Os investigadores não encontraram qualquer associação entre desnutrição pré-natal e capacidade cognitiva noutras áreas, incluindo a inteligência geral.

Embora a investigação mostre que uma leve restrição calórica nos adultos possa retardar o envelhecimento e aumentar a esperança de vida de muitas espécies, os autores sugerem que uma baixa ingestão de calorias no período pré-natal diminui a atenção selectiva, um indicador do envelhecimento cognitivo acelerado.

ALERT Life Sciences Computing, S.A.

23 de Dezembro de 2010
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar