Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Fevereiro 2011
>
30
31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
1 2 3 4
5
Falta de gorduras "boas"¿ afecta estabilidade emocional 

Estudo publicado na revista "Nature Neuroscience""

As deficiências alimentares em ácidos gordos ómega-3 podem afectar a estabilidade emocional, sugere um estudo francês do Instituto Mediterrâneo de Neurobiologia, Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica (Inserm) e da Universidade de Bordéus, publicado na edição online da revista “Nature Neuroscience”.

No estudo, os investigadores verificaram em ratinhos que os níveis inadequados de ácidos gordos ómega-3 numa dieta de longo prazo afectam a plasticidade, em regiões específicas do cérebro, e o comportamento emocional.

Estudos anteriores já tinham sugerido que a dieta de muitas pessoas, particularmente as dos países ocidentais, carece de níveis suficientes de ácidos gordos polinsaturados ómega-3 e 6. Entretanto, este estudo tem o potencial para acrescentar mais dados concretos à associação entre desnutrição e a sua relação com os distúrbios do humor.

Os cientistas, liderados por Olivier Manzoni e Laye Sophie, descobriram que os roedores - cujas mães foram alimentadas com uma dieta deficiente em ómega-3 durante a gravidez e criados com a mesma dieta deficiente - mostraram comportamentos que sugeriam um aumento da ansiedade e da depressão, em comparação com os ratinhos criados com uma dieta equilibrada.

Os autores descobriram que a falta de ómega-3 na dieta perturba uma comunicação neuronal específica, ou seja, os receptores de canabinóides, que desempenham um papel estratégico na neurotransmissão, sofrem uma perda completa de função. Deste modo, a plasticidade sináptica, dependente dos receptores de canabinóides, também é afectada, perturbando duas regiões do cérebro implicadas no comportamento emocional e nos distúrbios do estado de ânimo: o córtex pré-frontal e o núcleo accumbens.

ALERT Life Sciences Computing, S.A.

03 de Fevereiro de 2011
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar