Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Março 2011
>
27
28
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1
2
Amêndoas podem ajudar a reduzir risco de diabetes tipo 2 e doença cardíaca 

Estudo publicado no "Journal of American College of Nutrition""

O consumo de amêndoas mostrou-se benéfico no controlo da diabetes tipo 2, refere um estudo publicado no “Journal of American College of Nutrition”.

O estudo, um dos primeiros do seu género a quantificar dados para a prevenção, mostra que seguir uma dieta rica em amêndoas pode ajudar a melhorar a sensibilidade à insulina e diminuir os níveis do mau colesterol (LDL) nos pacientes pré-diabéticos. O estudo analisou os efeitos de uma dieta rica em amêndoas e os factores relacionados com a progressão da diabetes tipo 2 e da doença cardiovascular em adultos com pré-diabetes.

Após 16 semanas de uma dieta enriquecida com amêndoas e de uma dieta normal, ambas de acordo com as recomendações da American Diabetes Association (ADA), o grupo que seguiu a dieta enriquecida em amêndoas apresentou uma melhoria significativa dos níveis LDL e da sensibilidade à insulina, factores de risco para a doença cardíaca e para a diabetes tipo 2.

Os investigadores também verificaram que, embora os participantes do estudo de ambos os grupos tenham sido orientados a consumir a mesma quantidade de calorias provenientes de hidratos de carbono, o grupo que consumiu amêndoas ingeriu menos hidratos de carbono.

Os nutrientes encontrados nas amêndoas, tais como a fibra e gordura insaturada, demonstraram ajudar a reduzir os níveis de LDL, aumentar a sensibilidade à insulina e a função das células beta, que pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de diabetes tipo 2 e a reduzir o risco de doença cardiovascular.

Esta investigação corrobora as crescentes provas que sugerem que consumir amêndoas contribui para a saúde do coração. No entanto, o estudo acrescenta uma nova dimensão à investigação existente, dado mostrar que o consumo de amêndoas, não só ajuda na gestão da doença, mas pode contribuir para a redução do risco de certas doenças crónicas devido à sua composição nutricional.

As amêndoas têm 3,5 gramas de fibra, 13 gramas de gordura insaturada e apenas 1 grama de gordura saturada por 31 gramas.

ALERT Life Sciences Computing, S.A.

09 de Março de 2011
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar