Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Abril 2011
>
27
28 29 30 31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
Visualizar uma alimentação saudável ajuda as pessoas a praticá-la 

Estudo publicado na revista "Psychology and Health""

Criar um plano de alimentação saudável e visualizá-lo, tendo em conta que poderá ajudar a melhorar o que consumimos, é um método eficaz para manter um peso saudável, aponta um estudo publicado na revista “Psychology and Health”.

Em comunicado de imprensa da Universidade de McGill de Montreal, Canadá, a autora do estudo Barbel Knaup, professora associada de psicologia na universidade, referiu que como sabemos há muito tempo, "dizer às pessoas para que mudem a maneira de comer não funciona ".

"No entanto, a investigação mostrou que, se as pessoas conceberem um plano concreto sobre o que comer, são mais bem sucedidas a agir sobre as suas intenções. O que fizemos de novo foi adicionar técnicas de visualização a esse plano de acção".

O estudo incluiu 177 estudantes aos quais foi solicitado que projectassem como meta comer mais fruta durante uma semana. E, de facto, os estudantes consumiram mais frutas durante esse período. No entanto, os que fizeram um plano concreto, escreveram-no e também visualizaram a forma de como deveriam executá-lo (por exemplo, onde e como comprariam, preparariam e comeriam a fruta) aumentaram o seu consumo de fruta para mais do dobro do que os que não planificaram nem visualizaram.

"Os atletas trabalham muito a treinar mentalmente as suas actividades antes de competir e, com frequência, essa mentalização é muito útil", explicou Knaup, em comunicado. "Então achamos que se fizéssemos as pessoas ensaiar mentalmente como iriam comprar e comer fruta, isso iria aumentar a probabilidade de, na realidade, a levarem a cabo. E foi isso exactamente que aconteceu."

ALERT Life Sciences Computing, S.A.

28 de Abril de 2011
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar