Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Novembro 2007
28
29 30 31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
1
Edulcorantes não representam perigo para a saúde 

Dados revelados no 11º Congresso Português de Obesidade

Os aditivos alimentares não representam qualquer perigo para a saúde do consumidor e podem mesmo ajudá-lo a fazer uma melhor gestão do seu peso. Esta é um das conclusões do simpósio subordinado ao tema “Adoçantes não calóricos em bebidas: Parte da solução ou parte do problema?”, que decorreu no âmbito do 11º Congresso Português de Obesidade.

No simpósio organizado pelo Instituto de Hidratação e Saúde, Conceição Calhau, docente de Toxicologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, apresentou estudos que contestam a relação entre aumento de peso e consumo de edulcorantes. «Nos inúmeros estudos metabólicos publicados, o consumo de edulcorantes não tem repercussão na sobrecarga calórica, ou seja, não tem impacto negativo no equilíbrio energético dos indivíduos e na gestão do peso, podendo, por isso, ser um aliado na prevenção da obesidade».

Conceição Calhau apresentou ainda um estudo que poderá, em breve, reforçar os benefícios associados ao consumo dos edulcorantes: «Tudo indica que o aspartame induz a saciedade e, desta forma, actua contra a Obesidade».

Contudo, nada disto surtirá o efeito desejado se o consumidor não mudar a sua atitude perante o que come: «Está comprovado que os edulcorantes não têm valor calórico. O problema surge quando as pessoas pensam que ao ingerirem estes alimentos podem cometer outros pecados de boca. Esse sim é o problema para o aumento de peso», refere a docente. «A Obesidade não tem a sua resolução apenas na questão das calorias, sendo importante actuar sobre os outros factores».

ALERT Life Sciences Computing, S.A.

21 de Novembro de 2007
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar