Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Junho 2011
29
30 31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
1
2
Suplemento de nutrientes reduz danos causados por quimioterápico 

Estudo publicado no "Journal of American College of Cardiology""

A ingestão de suplementos de nutrientes, como os encontrados em verduras de folhas verdes, por exemplo espinafres e alfaces, pode reduzir os danos ao coração causados por um potente fármaco anti-tumoral, aponta um estudo Virginia Commonwealth University, EUA, publicado no “Journal of American College of Cardiology”.

Desde a década de 1960, que a doxorrubicina tem sido uma escolha de eleição para a quimioterapia devido à sua elevada eficácia contra o cancro. No entanto, sabe-se que o fármaco provoca danos permanentes no coração. Actualmente, não há nenhuma terapia aprovada pela Food and Drug Administration (dos EUA) para prevenção ou tratamento dos danos cardíacos causado pela doxorrubicina.

No estudo laboratorial, a equipa conseguiu demonstrar que os ratinhos tratados com nitrato inorgânico na dieta tiveram uma taxa reduzida de disfunção cardíaca causada pela doxorrubicina. Ao nível molecular, a dieta estabilizou as mitocôndrias e protegeu contra os danos causados pelos radicais livres no coração. "Estes resultados podem ter um impacto significativo na redução do risco e do grau de dano cardíaco em pacientes que dependem da doxorrubicina para o tratamento dos tumores. Isso ocorre porque o nitrato inorgânico é uma substância química solúvel em água e, além de ser muito barata, poderia ser ideal para a administração oral de longo prazo durante o curso do tratamento do cancro com a doxorrubicina ", disse o pesquisador Rakesh C. Kukreja.

De acordo com o cientista, citado em comunicado de imprensa, a dose de nitrato utilizada neste estudo é 400% da dose diária recomendada pela Organização Mundial de Saúde. Segundo o especialista, o nitrato pode ser facilmente obtido a partir de alimentos, incluindo vegetais de folhas verdes, como espinafre e alface, que têm altos níveis de nitrato, ou a partir de bebidas, como o sumo de beterraba, que estão comercialmente disponíveis e podem ser utilizadas com segurança em seres humanos.

As mitocôndrias são organelos celulares essenciais para converter o oxigénio e os nutrientes em ATP, o principal combustível para a função celular. Os radicais livres gerados nas mitocôndrias das células cardíacas pela doxorrubicina levam à degradação da função celular normal, resultando na morte programada das células cardíacas. Ao longo do tempo, a morte celular tem sido associada à diminuição da função cardíaca e à insuficiência cardíaca.

ALERT Life Sciences Computing, S.A.

06 de Junho de 2011
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar