Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Junho 2011
29
30 31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
1
2
Alguns tipos de aveia são tóxicos para celíacos 

Estudo publicado na revista "Gut""

Algumas variedades de aveia são tóxicas para os celíacos, aponta um estudo do Conselho Superior de Investigações Científicas, Espanha, publicado na revista “Gut”, que as agrupou em três níveis de toxicidade: nenhum, média e alta.

Para chegar a esta conclusão, a equipa de cientistas analisou a reactividade de nove variedades de aveia com o anticorpo anti-33-mer. "Esta molécula é um instrumento fiável para detectar as variedades de aveia potencialmente seguras para pacientes com a doença celíaca, já que pode identificar e quantificar as fracções mais tóxicas em diferentes variedades do cereal", explicou, em comunicado, o coordenador da pesquisa da Universidade de Sevilha, Carolina Sousa.

Até agora, na lista de alimentos prejudiciais a esses pacientes, a aveia "nunca" foi "claramente" catalogada como tóxica, porque "os diferentes resultados obtidos por diferentes investigações foram associados a uma contaminação de glúten na aveia causada por outras culturas", apontou o membro da investigação, Francisco Barro.

Dentro das nove variedades de aveia comum (Avena sativa) estudadas, a partir de fontes comerciais em Espanha e na Austrália, a equipa verificou existirem três grupos de acordo com a sua reactividade: um que provoca reacções elevadas, outro com efeitos intermediários e o último sem consequências detectáveis. "Isso abre uma via para o desenvolvimento de produtos com aveia seguros para os celíacos", apontou Barros, acrescentando que actualmente, a equipa continua a trabalhar no sentido de desenvolver “variedades homologadas de aveia tolerável."

ALERT Life Sciences Computing, S.A.

08 de Junho de 2011
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar