Home
Atualidades
SPCNA
Associados
Revista Alimentação Humana
Congresso SPCNA
Galeria
Legislação
Links
Agenda
SPCNA em notícia
Nutrição é notícia
Sugestões
Divulgações

Pesquisa
< Junho 2011
29
30 31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
1
2
Dieta de 600 calorias reverte diabetes tipo 2 

Pequeno estudo realizado com 11 voluntários

A diabetes tipo 2 pode eliminar-se em sete dias com a adopção de uma dieta diária de 600 calorias, aponta um pequeno estudo realizado por cientistas da Universidade de Newcastle, mas que não é ainda recomendada.

O líder da investigação, director do Centro de Ressonância Magnética daquela universidade inglesa, Roy Taylor, submeteu durante oito semanas um grupo de 11 voluntários - a quem tinha sido diagnosticada a doença - a uma dieta extrema de bebidas especialmente concebidas para este efeito e a verduras sem amido.

Todos os voluntários tinham sido diagnosticados com diabetes tipo 2 durante os quatro anos anteriores à experiência.

Uma semana depois, os níveis de açúcar no sangue antes do pequeno-almoço tinham voltado ao normal, o que indicava que o pâncreas e o fígado estavam a funcionar. Ao fim de oito semanas, nenhum dos voluntários apresentou diabetes e três meses depois - quando os participantes voltaram a uma alimentação normal com a ajuda de nutricionistas e dicas de alimentação saudável - sete deles estavam livres da doença.

Segundo Roy Taylor, em declarações à BBC, “esta dieta foi usada apenas para testar a hipótese de que, ao perder peso substancialmente, as pessoas 'perdem' também a diabetes”.

“Embora este estudo tenha sido realizado com pessoas diagnosticadas com diabetes apenas nos últimos quatro anos, existe também potencial para que esta dieta funcione em pessoas com diabetes de longo prazo”, apontou o investigador citado pela BBC.

O especialista não recomenda, contudo, a dieta e refere que a experiência teve como única finalidade observar efeitos científicos.

ALERT Life Sciences Computing, S.A.

29 de Junho de 2011
 Conteúdo ainda não aprovado pela SPCNA.
Voltar